17 de jun. de 2011

Fofoca, diga não a ela!

            Boa tarde, blogueiros!!! Resolvi falar sobre este tema, pois é uma das situações que tem me preocupado. Ela está nas famílias, nas escolas, nas universidades, nos trabalhos, nos estagios e infelizmente nas igrejas, com isso, ela vem destruindo amizades, casamentos, namoros, famílias. A fofoca faz intrigas entre pessoas. Ela parece o telefone sem fio, só que o telefone sem fio é uma brincadeira e não traz consequências graves, totalmente diferente da fofoca.
              Então, vamos aos 3 tópicos de hoje:

              1°) O que Deus pensa sobre isso?

               Vamos ler Provérbios 6:16-19. No texto, diz que Ele a detesta e não pode a tolerar a pessoa que conta fofoca, pois ela faz intriga entre pessoas. Ela traz contendas (brigas) e Deus não gosta que as pessoas briguem. Vamos ao próximo tópico.

                 2°) Qual a consequência dela?

                  Se observarmos a última frase do versículo 19, de Provérbios 6, o texto que acabamos de ler, "a pessoa que provoca brigas entre amigos". Esta frase  pode ser considerada uma consequência! Vamos analisá-la em Provérbios 16: 27 e 28. Ou seja, mesmo que você aumente o conto, achando que não irá prejudicar ou é só uma brincadeira, a fofoca traz consequências sérias, magoa as pessoas, termina grandes amizades, namoros, casamentos e afasta familiares.
                  Às vezes pode ser um simples comentário, sem maudade nenhuma para você, mas irá ferir os sentimentos daquela pessoa. E o último tópico de hoje nos fala...

                   3°) Devemos dominar nossa língua!!!
                 
                    Antes de irmos a esse tópico, vamos ler Tiago 3:1-12. Este texto é chocante. No versículo 6, diz que: "a língua é um fogo". É real, dela podem sair palavras que edificam ou que destruam de vez um ser humano. Nenhum ser humano pode controlá-la, a não ser o Espírito Santo. Peça a Ele que controle a sua língua, quando souber de algum segredo, porque a pessoa que lhe contou teve confiança em você. Mesmo que esta pessoa já tenha feito isso com você, não dê o troco, seje diferente. Deus ficará feliz com você!
                      Quero terminar com este versículo de Efésios 4:29. Então não diga palavras que destruam, todavia que edificam a todos nós. Que possamos colocar o estudo de hoje em prática nas nossas vidas!! E acredite que nada é por acaso aproveite o feriado (para alguns que iram em retiro, fiquem antenados)!! Se liga e diga não a fofoca!! Até a próxima pessoal!!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário