19 de mar. de 2013

A história de Ester - Dia Internacional da Mulher

   Oi, blogueiros!!! E aí como vocês estão??? Espero que bem!!! Hoje como é o mês das mulheres, nada mais justo do que falar sobre uma mulher da bíblia para nos homenagear... Então, a mensagem deste mês vai ser só para mulheres e lamento por vocês homens... (risos...) brincadeira, a mensagem é para todos sem exceção.

   Bem, agora falando sério, vamos falar sobre a história de Ester, uma das mulheres que sempre me chamou a atenção na Bíblia, pela sua coragem, gratidão a Deus, e fé, muita fé, por isso a considero uma das mulheres guerreiras na bíblia. E com ela podemos aprender muito, principalmente realçando algumas qualidades de Ester que são importantes para a vida de um cristão.

   O Livro de Ester contém só 10 capítulos, dá para lê -lo num dia só . É menos de 10 páginas, é super tranquilo. Fora que a história te deixa bastante envolvido que você não quer parar de ler. Mas, escreveremos só alguns pontos sobre esta história. Entretanto, vamos dá uma resumidinha falando de Ester.

   O livro começa contando sobre a rainha Vasti, desobedecendo o rei Xerxes, que era rei da Pérsia, com isso, o rei fica irritado com a desobediência de sua rainha e a proíbe de aparecer em sua presença. Seus conselheiros conversam com rei e falam o seguinte que Xerxes era muito jovem para ficar sozinho então que ordenasse para que seus servos procurassem mulheres belas, jovens virgens e solteiras para que se tornasse rainha da Pérsia e as demais seriam concubinas do palácio. Das mulheres que foram trazidas a que foi escolhida para se rainha foi Ester. A partir daí iremos destacar os tópicos de hoje, baseado nas qualidades de Ester:

   1°) A simpatia

   Se lermos a partir do capítulo 2, versículo 9, vemos que a rainha conquistou seus empregados e até o rei com a sua simpatia. Aí eu te pergunto como iremos conquistar pessoas para Cristo, empregos, amigos, carreira e para quem pensa em ter um marido ou uma esposa, entre outras coisas... se você é aquela pessoa que reclama de tudo, em vez de ser o oposto, de querer o bem dos outros, de se preocupar com os demais.

   Muitos cristãos, e até me incluo, vivemos resmungando de tudo. Por exemplo, se não estamos namorando brigamos com Deus e reclamos, pois é muito chato ficarmos sozinhos, inclusive quando chega aquela época de dia dos namorados. Lembro -me que ano passado, nesta mesma época tinha visto no face amigos marcando com outros amigos de sair e ir comer uma pizza e achei fantástica a ideia de vermos de outra forma esta situação. E é assim que devemos ser, porque quais serão as pessoas que vão querer estar ao seu lado se você é aquele ser humano que não vê nada de bom nada vida??? Então seja alegre e divertido em todas as áreas de sua vida!!!

   2°) Uma mulher de oração e jejum

   Lendo a partir do capitulo 4, reparamos que o povo judeu estava com problemas, porque era perseguido por uma das autoridades do rei, chamado Hamã. Ester que era judia ficou sabendo por seu primo Mordecai o que estava acontecendo e resolve orar e jejuar para que Deus lhe de sabedoria em como ajudar o seu povo nem que isso lhe custasse a vida.

   Quero que você reflita quantas vezes você orou e jejuo quando estava com um problema?? Eu no meu caso só orei e jejuei uma vez na vida e foi muito marcante porque nunca senti Deus e eu tão pertinho um do outro. Penso que deveríamos fazer isso com mais frequência, nos tornando homens e mulheres de oração e jejum.

   3°) Sabedoria e fé

   No livro de Ester, vemos diversos momentos que ela teve sabedoria e fé, mas o que eu gostaria de destacar são os capítulos 5 e 7. Nestes capítulos, Ela teve coragem, sabedoria e fé de ter ido procurar o rei , o que naquela época lhe poderia custar a vida, pois o rei não havia lhe chamado. Porém, imagino que durante o jejum Deus deve ter lhe dito para procurá-lo oferecendo um banquete e dizendo-lhe o que iria ocorrer com ela e seu povo.

   Agora, colocando no nosso dia a dia, quantas vezes colocamos isso em prática de não reclamarmos de que tudo dá errado??? De orarmos e jejuarmos para ouvir melhor a voz de Deus diante das circuntancias??? E de pedirmos sabedoria a Ele??? E de depositarmos nossa fé Nele???

   Finalizo com uma última pergunta: Que tipo de cristão você tem sido e como as pessoas têm me observado nessa trajetória de minha vida??? Reflita nisso!!! Boa semana a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário